Sindicato melhora ainda mais acordo no Complexo Ford

30/04/2020

O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari conseguiu melhorar ainda mais o acordo que beneficia os trabalhadores do Complexo Ford, após reunião nesta quarta-feira (29/4).

Entre os ajustes positivos conquistados pela entidade, estão a antecipação da data de pagamento e o aumento do percentual da primeira parcela da PLR. O Sindicato insistiu que a Ford cumprisse o estabelecido no Acordo Coletivo, no final do ano passado. Então, a primeira parcela que seria em julho será paga já no dia 21 de maio. O percentual aumentou de 30% para 40% (ou seja, R$ 6.200,00 dos R$ 15.500,00 do valor total). Os outros 60% serão pagos no final do ano, junto com todos os indicadores e encargos do governo.

Outro avanço importante é, além da estabilidade individual de seis meses, a garantida de estabilidade coletiva por 4 anos, protegendo os trabalhadores ainda mais de qualquer agravamento da crise na economia e de instabilidade do mercado.

O Sindicato ainda conseguiu que a PLR, 13º salário e férias coletivas sejam computadas como se os trabalhadores estivessem trabalhando, mesmo estando em casa durante dois meses (maio e junho para o segundo e terceiro turnos; e maio e julho para o primeiro turno). Essa conquista é fundamental para os cálculos financeiros, que vão beneficiar os funcionários da montadora.

O STIM Camaçari também discutiu a situação dos trabalhadores que têm empréstimos consignados com o Itaú. A Ford vai divulgar um comunicado onde informa que o banco aceitou suspender o pagamento em maio, junho e julho, mas com pagamento de juros. Assim, o pagamento voltaria a ser cobrado em agosto. Com base nesse comunicado da empresa, o trabalhador vai poder optar por suspender o pagamento ou continuar pagando o empréstimo para evitar juros.

Importante lembrar também que o reajuste salarial da database será aplicado normalmente em 1º de julho para todos os trabalhadores, como consta no Acordo Coletivo.

Todos os pagamentos dos salários no período da suspensão de contrato de trabalho serão (parte empresa e parte governo) realizados da seguinte forma: um único pagamento do valor total no final do mês. Quando o trabalhador no mês estiver trabalhando em jornada reduzida o pagamento será realizado com adiantamento quinzenal e pagamento no final do mês.

“Conseguimos avanços fundamentais para garantir ainda mais direitos para o chão de fábrica, com aumento do percentual da PLR e antecipação da data de pagamento, e assegurando uma tabela salarial equilibrada: quem ganha menos não vai ter desconto ou o desconto será mínimo. Esse acordo é tão expressivo que influenciou sindicatos de outras bases no país, como Taubaté. Por isso, vamos continuar vigilantes e voltando sempre à mesa de negociação quando necessário para dar seguimento às conquistas na Ford”, explica Júlio Bonfim, pres. do Sindicato.

Fique por dentro das novidades!
Cadastre-se e receba nossas dicas por WhatsApp.

    Telefone

    (71) 3622-2600

    Endereço

    Rua José Nunes de Matos, 113 – Centro
    CEP: 42800-700
    Camaçari/Bahia

    Email

    julio.presidencia.stim@gmail.com