Esta semana tem sido de importantes reuniões promovidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos em busca de investimentos para Camaçari. Nesta quinta-feira (13), o presidente da entidade, Júlio Bonfim, se reuniu com Davidson Magalhães, secretário da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia) e com o deputado federal Daniel Almeida. O tema do encontro foi a revitalização do Polo Industrial de Camaçari, para gerar emprego e renda na região.
O fechamento da Ford, há um ano atrás, provocou desemprego em massa, e é mais um símbolo do processo de desindustrialização do país no governo Bolsonaro. Segundo Júlio Bonfim, foram discutidas a situação dos trabalhadores e a necessidade de buscar novas empresas para ocupar o parque industrial deixado pela montadora americana. “A reunião foi muito positiva. Tratamos como ponto fundamental a geração de empregos em Camaçari com o foco em trazer novos investimentos para região. Vamos à luta!”, explica.
No encontro foi destacado também que no último dia do ano, o governo Bolsonaro editou a Medida Provisória 1.095 extinguindo o Regime Especial da Indústria Química (REIQ). Essa medida revoga a tributação química e petroquímica, um ataque à indústria brasileira e deve gerar ainda mais desemprego.