Por causa da pandemia do Coronavírus, e agarradas ao decreto do governo federal que permite a flexibilização das relações trabalhistas, muitas empresas em todo país têm adotado medidas com o objetivo de cortar jornada e reduzir salários.
Em Camaçari, o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari conseguiu um acordo inédito com a SIAN, que possibilitou preservar o salário de grande parte dos funcionários, sem nenhuma perda, por 90 dias. Quem ganha entre R$ 2.090,00 e R$ 3.090,00 vai ter assegurado o pagamento integral do salário. Veja abaixo, a tabela completa com os valores, de acordo com a faixa salário. O acordo, que garante estabilidade individual, tem duração de 180 dias.
Para o presidente do Sindicato, Júlio Bonfim, os trabalhadores não podem pagar sozinhos a conta da crise na economia. “Boa parte dos trabalhadores, sobretudo os que recebem menos, vai ter o salário pago sem nenhum desconto. Isso é muito importante num momento em que o governo federal permite às empresas colocarem a conta da crise nas costas dos trabalhadores. Então, estamos trabalhando para evitar ao máximo prejuízos dos trabalhadores, como foi o caso na SIAN”, explica.