O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari tem negociação marcada com a Sodecia planta 2 para o dia 13 de julho, com a Superintendência Regional do Trabalho. O objetivo é construir uma via de solução para o impasse indenizatório para os trabalhadores. Importante deixar claro que essa reunião será única e exclusivamente com a Sodecia planta 2.
As demais empresas, como Magna Cosma, Magna Seating, Sian, Tenneco, não se prontificaram em negociar, com o argumento de que a Ford tem que pagar. Mas, por enquanto, a Ford não quer pagar nada. Como no caso da Sodecia planta 2 houve um interesse da empresa em negociar, o Sindicato solicitou a intermediação da Superintendência, a fim de se negociar um acordo de indenização.
A expectativa do Sindicato é que se possa chegar a um denominador comum, que seja interessante para os trabalhadores. Desde o primeiro momento do anúncio do fechamento do Complexo Ford, o Sindicato tem buscado de forma insistente garantir através de negociação e ações judiciais os direitos dos trabalhadores, seja de forma direta ou através da mediação do poder público. Mesmo com a resistência de parte das empresas, a entidade segue lutando para tentar assegurar o acordo de indenizações e todo o conjunto
de direitos