O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, que desde a saída da Ford de Camaçari se empenhou junto aos governos federal e estadual para atrair uma nova empresa, celebra a chegada da BYD. Os diretores do Sindicato: Júlio Bonfim, presidente do Stim Camaçari Evandro Florentino e o presidente da Federação dos Metalúrgicos Aurino Pedreira, prestigiaram o lançamento da Pedra Fundamental da montadora chinesa, a maior produtora de carros elétricos do mundo, e enalteceu o poder de geração de emprego e renda para toda a Região Metropolitana.
“A BYD veio numa construção de uma grande negociação entre o governo estadual, governo federal e o Sindicato dos Metalúrgicos, onde se discutiu principalmente as condições de instabilidade dessa empresa aqui da Região Metropolitana. E a vinda da BYD vai impactar diretamente nas reduções, principalmente, do desemprego da região”, explica Júlio Bonfim.
A produção de veículos deve começar em um ano. A expectativa da BYD é produzir cerca de 150 mil carros por ano e gerar diretamente cerca de 5 mil postos de trabalho.
“Hoje, toda a sociedade camaçariense sofre com o volume imenso de desempregados, que impactou, que foi impactado com a saída da Ford. E agora com essa nova realidade, com a possibilidade de 5 mil empregos diretos, cria um novo horizonte para superar essa onda de desempregos que impactou a região metropolitana, especialmente Camaçari”, analisa.
De acordo com Júlio Bonfim, a BYD tem seus próprios critérios de contratação, mas o Sindicato está empenhado para que as contratações sejam direcionadas e priorizem Camaçari e a Região Metropolitana.