A pandemia do novo Coronavírus protagonizou uma série de eventos adversos em 2020: das milhares de mortes ao desemprego em massa em todo o mundo. Sem dúvida, a doença seguirá marcando a luta da humanidade em 2021, pois, além de garantir a vacinação no planeta, será preciso retomar a agenda econômica, com respeito às normas sanitárias.
No Brasil, temos o enorme desafio de fazer frente ao projeto destruidor do presidente Bolsonaro. Além da falta de ação durante a pandemia, atacando o isolamento e as orientações da ciência, e atrasar em muito a vacinação dos brasileiros, o governo federal representa uma séria ameaça aos direitos da classe trabalhadora.
A eleição para presidência do Senado e da Câmara Federal é peça fundamental para impedir que o Congresso seja controlado pelo presidente, aprovando projetos e pautas que ataquem os direitos do povo brasileiro.
EMPREGO E RENDA
Se em 2020, por causa da pandemia e da crise econômica, muitas empresas reduziram direitos, demitiram em massa e até fecharam as portas, em Camaçari os trabalhadores e o Sindicato dos Metalúrgicos conseguiram garantir a estabilidade coletiva do emprego por 4 anos no Complexo Ford, pagamento de aumento real de salário e PLR, entre outras conquistas. As dificuldades foram grandes, obrigando até mesmo a implementação de lay off para impedir demissão em massa.
Em 2021, o cenário não deve ser muito diferente. Será preciso mais unidade ainda da classe trabalhadora para continuar assegurando o emprego e a renda no Brasil e no mundo. Por isso, é indispensável que façamos uma reflexão neste final de ano para que em 2021 voltemos com as energias renovadas para superar os novos obstáculos que a pandemia, o mercado e os governos apresentarão à sociedade.
O Sindicato deseja a todos os trabalhadores um 2021 de muita saúde, paz e prosperidade! Vamos, juntos, fazer a luta e a vida avançarem!
Júlio Bonfim, presidente do STIM Camaçari