Uma grande vitória para os trabalhadores metalúrgicos e para a Bahia! É assim que o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e a Federação dos Metalúrgicos e Mineiros da Bahia recebem o anúncio feito pelo Governo do Estado e pela BYD, sobre a instalação de três fábricas na Bahia.
O Sindicato busca agora uma reunião com o Governo do Estado para tratar das questões referentes à empregabilidade e aos interesses dos trabalhadores da categoria com a reimplantação de uma nova montadora na Bahia, em especial, daqueles que foram prejudicados com o encerramento das atividades da Ford. A luta dos trabalhadores não pode parar.
Desde que a Ford encerrou as atividades em Camaçari, em 2021, o Sindicato dos Metalúrgicos da região, em parceria com a FETIM-Ba, iniciou uma força tarefa para negociar com o governador Rui Costa a implantação de uma nova empresa de automóveis no Estado e ações que ajudem os trabalhadores que perderam seus empregos com a saída da montadora da cidade.
Foram diversas reuniões com a participação do governo, do Sindicato e da Federação das Indústrias, inclusive com visitas à embaixadas em Brasília (DF), dentre elas a Embaixada da China, visando atrair investimentos para o Estado, opções para a vinda de uma empresa, com o objetivo de ocupar o parque industrial deixado para trás. Foram dias de lutas e a vitória está chegando.
A BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo e irá investir R$ 3 bilhões, gerando 1.200 empregos diretos durante o período de implantação das 3 unidades na Bahia, a partir de junho de 2023.
Chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos, além do processo de lítio e ferro fosfato, são algumas dos produtos que serão produzidos nas unidades.