O ano de 2020 está chegando ao fim e vai ficar marcado pelos desafios impostos à humanidade. A pandemia do Coronavírus, que já matou quase 200 mil pessoas no Brasil, só agravou a crise da economia mundial e provocou uma onda de demissões em massa e retiradas de direitos dos trabalhadores mundo afora.
Mas, em Camaçari, no entanto, apesar das enormes dificuldades, o Sindicato conseguiu garantir grandes conquistas históricas. Graças à negociação liderada pelo presidente Júlio Bonfim e toda a sua diretoria foi possível fechar acordo de 4 anos, que assegurou a estabilidade coletiva do emprego e reajuste real de salários (2020: INPC (este ano foi de 2,35%); 2021: INPC; 2022: INPC + 0.5%; e em 2023: INPC + 1.0%). Além da inclusão de três novos produtos para a planta. O Sindicato continua negociando e exigindo que a produção técnica do primeiro produto seja iniciada no final do primeiro trimestre de 2021, pois já há um atraso por parte da Ford.
Destaque também para a conquista da maior PLR do país. Apesar da redução da meta de produção de carros (expectativa era construir 230 mil veículos na Ford Camaçari este ano, mas a produção chegou a aproximadamente 150 mil), os trabalhadores conquistaram 79,42% da PLR paga ano passado, ou seja, receberam este ano R$ 12.310,18, que ainda é a maior PLR entre montadoras do Brasil.
Se 2020 foi um ano de dificuldade para a classe trabalhadora no Brasil e no mundo, em Camaçari os metalúrgicos souberam resistir e avançar, renovando os desafios para 2021, um ano que com certeza não será fácil e demandará muito esforço e determinação da categoria para continuar no caminho das vitórias. “Os metalúrgicos de Camaçari reforçaram ainda mais a imagem de referência na defesa e conquista de direitos, servindo de exemplo até mesmo para outras categorias no país durante essa grave crise sanitária e econômica que afeta o mundo todo”, explica Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.