O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari lamenta profundamente o falecimento, nesta segunda-feira (3), do professor Jorge Portugal, aos 63 anos, um dos maiores nomes da educação do país. Ele não resistiu a uma parada cardíaca e morreu no Hospital Roberto Santos.
Nos últimos anos, Portugal foi o grande parceiro do Sindicato à frente do projeto “Educação também é com a gente”, que ajudou a preparar milhares de trabalhadores para o vestibular e concursos públicos, através de aulas na sede da entidade, com os melhores professores do mercado. O próprio Portugal, por vezes, abrilhantava a sala de aula do Sindicato com seu jeito singular de lecionar, encantando a todos. Tornou-se um amigo especial dos metalúrgicos.
“É uma perda irreparável para a nossa educação e cultura, pois Jorge Portugal era mais do que um professor, era também um comunicador talentoso, que conquistava todos com sua leveza, seu sorriso fácil e sua profunda sabedoria. Momento triste, de muito luto para toda a categoria metalúrgica. Que Deus conforte sua família neste momento difícil”, diz Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.
Portugal reunia talento de sobra. Além de professor, era escritor, letrista de música e chegou a ser secretário de Cultura da Bahia, onde fez importante trabalho para a escolas e de incentivo à leitura.