Os metalúrgicos conquistaram uma grande vitória ao fim das negociações com o Complexo Ford. O Sindicato garantiu a estabilidade coletiva do emprego por 4 anos e a inclusão de novos produtos na planta de Camaçari ainda em 2020. O acordo foi assinado nesta segunda-feira (16).
A proposta do Sindicato, referendada em assembleias com os trabalhadores, foi aceita pela Ford. Assim, as demissões em massa foram suspensas e os empregos garantidos. Três novos produtos também vão passar a ser produzidos em Camaçari. O Ford Ecosport está garantido e outros dois serão definidos ainda em dezembro deste ano. O acordo assegura também aumento real de salários, PLR, cartão alimentação e manutenção do plano de saúde, entre outros pontos.
“Esse acordo é histórico para os trabalhadores do Complexo Ford. Conquistamos a estabilidade coletiva do emprego, num momento delicado de crise na economia e de crescimento do desemprego no país. Uma expressiva prova de força e capacidade de negociação dos metalúrgicos em Camaçari”, diz Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.
Garantido abono dos dias parados em 2019
O acordo fechado pelo Sindicato no Complexo Ford também assegurou uma grande vitória: o abono de 100% do saldo referente aos dias parados. Além disso, caso haja necessidade para evitar desemprego na fábrica, outras duas medidas estão sendo discutidas. Uma delas é o PDV (Plano de Demissão Voluntária), cujos estudos estão sendo feitos sobre quando será aplicado e o valor. A outra medida discutida como prevenção também é a aplicação do lay off, que seria implementado para garantir o emprego.