
Nesta quarta-feira (24), a sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) sediou um importante encontro em defesa do desenvolvimento industrial do Brasil. Com a presença de representantes sindicais, lideranças empresariais e autoridades públicas, o evento destacou a urgência de reindustrializar o país com justiça social e valorização da produção nacional.
Representando os trabalhadores metalúrgicos de Camaçari, esteve presente Júlio Bonfim, dirigente nacional da CTB (Central dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil) e também diretor do Sindicato Dos Metalúrgicos De Camaçari, ao lado de Aurino Pedreira, presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia. Também participaram os ex-secretários do Trabalho da Bahia, Deivson Magalhães e Nivaldo Santana, reconhecidos por sua atuação em defesa do emprego e do desenvolvimento, assim como Carlos Henrique, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), destaque pela sua contribuição ao setor industrial baiano.
Um dos pontos altos do evento foi o lançamento do livro “Produção versus Rentismo – Trabalhadores e empresários pela reindustrialização do Brasil”, de Carlos Pereira, publicado pela Editora Página 8. A obra, resultado do Seminário Nacional pela Reindustrialização, realizado pela CTB em junho de 2024, traz entrevistas e análises que defendem um novo modelo econômico, com foco no setor produtivo.
A publicação apresenta a Carta ao Povo Brasileiro, que propõe:
Redução dos juros em níveis internacionais;
Preferência para compras do estado às empresas com conteúdo nacional;
Financiamento digno para empresas nacionais;
Fortalecimento do mercado interno.
Reindustrializar é urgente. Romper com a lógica da especulação e retomar a capacidade produtiva do país é essencial para gerar empregos, renda e inovação. E nós, trabalhadores e trabalhadoras, somos peça central nesse processo.