O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari foi o palco, nesta quinta-feira (19), do lançamento de novas turmas do curso de qualificação profissional da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), que ofertará 500 vagas exclusivas para desempregados do Complexo Ford.
O projeto Conectar oferece cursos à distância, com foco em áreas estratégicas para geração de renda. São 19 opções de cursos nas áreas de estética, empreendedorismo, gastronomia, comunicação e marketing digital.
Para o Sindicato, essa parceria com a Setre é muito importante, pois estimula a capacitação do profissional que ainda não conseguiu retornar ao mercado. Desde o anúncio do fechamento da montadora, o Sindicato buscou de todas as formas preservar o emprego e os direitos dos trabalhadores, conquistando o acordo que assegurou as indenizações. Agora, é necessário continuar criando novos mecanismos de reinserção desses trabalhadores que sofrem com o desemprego, bem como, futuramente conseguir atrair nova empresa para ocupar o parque industrial deixado pela Ford, voltando a gerar milhares de empregos que foram perdidos e renda para toda a Região Metropolitana.
“O Conectar é um suporte importante aos trabalhadores e trabalhadoras que perderam o emprego em meio à pandemia, uma esperança de qualificação para reinserção no mercado de trabalho”, ressaltou a secretária de Políticas para as Mulheres do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Ângela Arcanjo, que representou o presidente da instituição, Júlio Bonfim, na solenidade.
Participaram do lançamento o superintendente estadual de Desenvolvimento do Trabalho, Marcelo Gavião; a deputada estadual Olívia Santana; o deputado federal Daniel Almeida; o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas do Estado da Bahia, Aurino Pedreira; a presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – Seção Bahia, Rosa de Souza; e o diretor da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB) – Seção Bahia, Vital Vasconcelos.