O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari tem chamado a atenção dos trabalhadores para a importância de prevenir o câncer de próstata, tema da campanha do Novembro Azul. O ideia é incentivar o exame e diagnóstico precoce da doença, que mata um homem a cada 38 minutos, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Entre os fatores de risco estão histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
Por isso, converse com amigos e parentes. Vamos todos, unidos, combater o câncer de próstata e ajudar a salvar vidas!